BRASIL LANÇARÁ SATÉLITE NO EXTERIOR

O primeiro satélite brasileiro, em fase final de construção, será lançado em 1992 por um foguete estrangeiro e a partir de uma base situada fora do Brasil. A decisão de não esperar pelo Veículo Lançador de Satélites (VLS), em desenvolvimento no Centro de Tecnologia da Aeronáutica (CTA), por estar com o cronograma muito atrasado, deverá ser oficializada pelo governo nas próximas semanas. O anúncio foi feito ontem, em Porto Alegre (RS), pelo diretor de Engenharia e Tecnologia do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), Múcio Roberto Dias, durante a 42a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Ele disse que será constituída uma comissão de licitação para estudar as alternativas e definir onde e com qual foguete será lançado o satélite brasileiro (O Globo).