OS REAJUSTES DE ALUGUÉIS

Os aluguéis residenciais só terão reajustes semestrais. Esta é uma das novas normas para os aluguéis que deverão ser anunciadas ainda este mês pelo Ministério da Economia. Além da extinção do reajuste quadrimestral- =- considerado pelo Governo como incompatível com a nova política salarial--, também deverá ser anunciada a livre negociação do índice de reajuste dos aluguéis, que será decidido entre locatário e locador na assinatura do contrato. Essa regra, porém, só valerá para os contratos novos. Para os aluguéis antigos, deverá ser mantido o indexador previsto- - na maioria dos casos, o BTN (Bônus do Tesouro Nacional). Outra mudança deverá ser com relação ao prazo de revisão dos termos do contrato-- atualmente de cinco anos--, que o governo pensa em reduzir para dois ou três anos. Além disso, a equipe econômica estuda a possibilidade de determinar uma repactuação imediata entre inquilinos e proprietários para os contratos assinados antes de janeiro de 1989 (O Globo).