O Ministério da Educação, para reduzir as despesas nas universidades públicas, decidiu afastar temporariamente das suas funções todos os professores que trabalham em regime de dedicação exclusiva mas têm outros vínculos empregatícios. Segundo o ministro Carlos Chiarelli, esses professores poderão até mesmo perder o emprego. O ministro, ao todo, assinou três portarias que englobam o acordo com os reitores das universidades federais para evitar demissões-- 30%-- que eram exigidas pelo governo. Foi criada uma comissão para levantar a situação de todos os professores em regime de dedicação exclusiva e outra para avaliar a produtividade de cada um (JB).