GRÃ-BRETANHA APLICA US$3,6 MILHÕES EM PROJETO AMBIENTAL

O presidente da Comissão de Meio Ambiente do Parlamento britânico, Hugh Rossi, disse ontem, em Brasília, que o governo da Grã-Bretanha aplicará US$3,6 milhões (cerca de Cr$230 milhões) na primeira fase do acordo de cooperação com o Brasil na área ambiental. A verba será utilizada na avaliação dos efeitos do desmatamento da Amazônia sobre o clima. Ao longo de cinco anos, cientistas brasileiros e britânicos analisarão as características do efeito estufa (armazenamento de calor na atmosfera devido à concentração de gases) e sua relação com as queimadas na Amazônia. Esse é o primeiro acordo ambiental entre os dois países. O protocolo foi assinado há um ano e o projeto inicial entrou em vigor anteontem (FSP).