O presidente do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo, Darcy da Silva, disse ontem que 68% da população carcerária dos presídios de São Paulo estão contaminados pelo vírus da AIDS. Há cerca de 20 mil pessoas encarceradas em todo o estado. O diretor do departamento de saúde do sistema prisional, Manuel Schettman, contesta a afirmação: "Esse número está fora da realidade". "O índice de contaminação, apurado por métodos científicos, atinge no máximo 16%". Segundo Darcy da Silva, a cifra de 68% foi obtida por uma contagem feita dedo a dedo pelos funcionários da equipe de saúde: eles perguntavam aos presos se eles tinham AIDS ou não. "Esses funcionários não querem se identificar e dizem que os números oficiais são manipulados", diz Darcy Silva (FSP).