As recentes ações judiciais reivindicando melhoria de vencimentos para as Forças Armadas levaram os ministros militares a se reunirem no último dia três, em Brasília, com o objetivo de encontrar uma solução e conter a insatisfação nos quartéis. Desde ontem, todos os comandantes estão recebendo, para transmitir aos subordinados, mensagens dos ministros do Exército, da Marinha, da Aeronáutica e do EMFA (Estado-Maior das Forças Armadas) pedindo "compreensão" para com o programa governamental de redução de despesas. Os ministros militares se negam a contabilizar as perdas sofridas pelos vencimentos, alegando que são as mesmas que atingem os servidores civis. De acordo com estudo do EMFA, em abril a defasagem dos vencimentos estava em 84,32%. Outro estudo, que desprezou os valores da defasagem, avaliou que as perdas de junho de 1989 a junho deste ano somaram 22%, segundo informações obtidas na área militar (JB).