A Câmara dos Deputados do Paraguai iniciou ontem uma investigação sobre a administração financeira da Itaipu Binacional, para levantar dados com vistas a uma ação judicial e à eventual renegociação do tratado assinado com o Brasil, em 1973, para a construção da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). Nos últimos meses, partidos políticos e especialistas paraguaios têm insistido numa renegociação do tratado de Itaipu, sob a alegação de que o Brasil vem deixando de cumprir regularmente algumas de suas cláusulas. Como exemplo, citam que a dívida do Brasil e da Itaipu Binacional com o Paraguai, por conta de patentes e compensações, chegou a US$114,3 milhões só no ano passado, em grande parte devido ao não pagamento de contas da ELETROSUL e de FURNAS (O Globo).