A partir da madrugada de hoje, os trens suburbanos que circulam no Grande Rio só deixarão as estações de origem com todos os equipamentos checados e funcionando normalmente. A decisão é um protesto dos ferroviários-- uma espécie de "operação-tartaruga"-- e significará o cumprimento do Regulamento Geral de Operações (RGO), que disciplina o funcionamento dos trens. Os ferroviários protestam, dessa forma, contra demissões nos quadros da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) e contra o adiamento do julgamento de seu dissídio (JB).