O governo liberou, a partir de hoje, a importação de automóveis, mas as pessoas físicas não poderão realizar importações diretamente. De acordo com portaria publicada hoje no "Diário Oficial" da União, serão permitidas apenas importações de automóveis, tratores, caminhões e motocicletas novos e por pessoas jurídicas registradas como importadoras e exportadoras junto ao Departamento de Comércio Exterior do Ministério da Economia. A alíquota de importação de automóveis atualmente é de 85%. Segundo o secretário de Economia, João Maia, esta restrição foi feita para impedir a importação de veículos candidatos ao sucateamento por falta de assistência técnica. Ele acredita que a importação permitirá, a médio prazo, a redução dos preços dos veículos e a melhoria de sua qualidade (JB).