Brasil e Japão assinaram ontem um acordo para a implantação de quatro projetos de cooperação técnica com recursos japoneses de US$24 milhões nos próximos cinco anos. As instituições beneficiadas são o Centro de Treinamento para Controle de Poluição em Mineração (do DNPM), Centro de Pesquisa e Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (da Unicamp), Geração de Tecnologia Agroindustrial para Desenvolvimento do Trópico Úmido (EMBRAPA) e Núcleo de Automação de Manufatura (SENAI-SP). A cooperação técnica fornecida ao Brasil engloba projetos em agricultura, mineração e indústria, saúde, formação profissional, meio ambiente e transportes. O acordo foi assinado pelo diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada ao Itamaraty, embaixador Guilherme Leite Ribeiro, e pelo coordenador da Japan International Coorporation Agency (JICA), Masaju Sato. O Japão é um dos principais fornecedores de cooperação técnica ao Brasil. No ano passado destinou ao país US$24,8 milhões, enviou 77 peritos e doou equipamentos no valor de US$3,2 milhões (GM).