GOVERNO MANTÉM O "SIGILO ULTRA-SECRETO"

O presidente Fernando Collor acabou com o SNI (Serviço Nacional de Informações) mas não abriu mão da prerrogativa do "sigilo ultra- secreto". Restrita a poucas autoridades desde o governo do general Ernesto Geisel, a atribuição continuará nas mãos de Collor e seus axiliares diretos. Em decreto assinado anteontem, ele fixou o regulamento para salvaguarda de assuntos sigilosos, sem alterar na essência o ato de Geisel. No decreto, Collor identifica os auxiliares que usarão a prerrogativa: Secretaria de Assuntos Estratégicos, Secretaria Geral da Presidência da República, Gabinete Militar, Vice-Presidência da República, Ministérios e EMFA (Estado-Maior das Forças Armadas) (O Globo).