CPI COMEÇA A EXAMINAR A COMPRA DA NEC PELA GLOBO

A Câmara dos Deputados instalou ontem uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar a transferência do controle acionário da NEC do Brasil, empresa fabricante de aparelhos de telecomunicações, para as Organizações Globo, do empresário Roberto Marinho, negociação realizada em 1986. A CPI foi requisitada pelo deputado Brandão Monteiro (PDT/RJ) em maio de 1987, depois de ter recebido várias denúncias de que a negociação teria sido realizada com a interferência do então ministro das Comunicações, Antônio Carlos Magalhães, e que durante esta transferência ocorreram várias partidas de contrabando de equipamentos eletrônicos da NEC do Japão para sua filial no Brasil (JB).