O secretário nacional de Política Econômica do Ministério da Economia, Antônio Kandir, disse ontem que a correção monetária dos aluguéis referentes a junho será igual a zero, como ocorreu nos meses de abril e maio. Com a decisão, os contratos residenciais quadrimestrais reajustados este mês terão um aumento de 41,28% e os semestrais subirão 281,28%. No caso dos contratos com correção anual, há dois índices: 3.393,13% para aqueles assinados antes do Plano Verão (15 de janeiro de 1989) e 2.478,34% para os contratos posteriores. O governo não precisará baixar nenhum instrumento legal para instituir o índice zero para junho. Será aplicado o artigo 2o. da lei 8.030, que estabelece que os aluguéis serão corrigidos mensalmente pelo percentual de meta de inflação fixado pelo governo. Em maio, essa meta foi estabelecida por tempo indeterminado, pela portaria 289/90, em zero (FSP).