COLLOR LANÇA "PROGRAMA SOS RODOVIAS"

O presidente Fernando Collor lançou ontem o "Programa SOS Rodovias", que pretende recuperar 15 mil quilômetros de estradas até o final do ano. O programa consta de projeto de lei enviado ao Congresso Nacional, em regime de urgência, e prevê o investimento de Cr$25,6 bilhões, em parte proveniente do que se arrecadou com o selo-pedágio. O programa foi dividido em duas etapas. Na primeira, que começará de 10 a 15 dias depois da aprovação pelo Legislativo, beneficiará 53 trechos já definidos, englobando 7.500 quilômetros. A segunda etapa, que se estende até o fim do ano, usará recursos do BIRD (Banco Mundial), estimados em US$300 milhões, para recuperar os outros 7.500 quilômetros. Está também prevista a instalação de 73 balanças para fiscalizar o peso dos caminhões. Na segunda etapa do programa, empresas estrangeiras poderão participar da concorrência para as obras. Collor culpou os governos anteriores pela "situação de calamidade" das rodovias (JB).