COLLOR ANUNCIA PROGRAMA PARA MENORES

O presidente Fernando Collor liderou ontem a "Caminhada pela Criança", no Parque Rogério Pithon Farias, em Brasília, acompanhado por mais de três mil crianças de entidades filantrópicas, no pré-lançamento da Fundação Centro Brasileiro para Infância e Adolescência, que será oficialmente instalada amanhã. A Fundação substituirá a extinta FUNABEM (Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor) e vai liberar do regime de internato oito milhões de crianças carentes. "Vamos acabar com a política de crianças internas". "Elas acabam se transformando em marginais", anunciou a alagoana Maria de Fátima Borges de Omena, presidente da Fundação. Uma pesquisa revelou que 70% das oito milhões de crianças têm família, podendo sair das entidades assistenciais. Para não deixar as crianças desamparadas, os Ministérios da Saúde e da Educação trabalharão em conjunto com a Fundação, dando a elas escolas, assistência médica e uma cesta básica de alimentos. Além de um orçamento de Cr$14 bilhões para 1990, Maria de Fátima espera ajuda de instituições internacionais, como a UNICEF, para cuidar das 24 milhões de crianças carentes do país (JB).