DESCAMISADOS CONDENAM O PLANO COLLOR

Cem dias após o presidente Fernando Collor ter anunciado sua "única bala na agulha" para acabar com a inflação e melhorar de vez a vida de milhões de "descamisados" brasileiros, estes se revelam descontentes e decepcionados com os efeitos do Plano Brasil Novo, o Plano Collor. É o que apontou uma enquete realizada nas imediações da Central do Brasil, no Rio de Janeiro, com 20 desempregados, que sobrevivem de biscates como camelôs, ou na mais completa miséria. Catorze deles avaliaram o plano econômico como "péssimo", quatro consideraram "ótimo" e apenas dois acharam que nada mudou depois que o ex-presidente José Sarney deixou o Palácio do Planalto. A maioria dos entrevistados mora na Baixada Fluminense ou na zona oeste da cidade, vem ao centro do Rio para tentar conseguir cerca de Cr$1 mil por semana, e sonha com a carteira de trabalho assinada e um salário digno de seu esforço. Ainda assim, eles não se iludem, revelando grande consciência da situação do trabalhador hoje: "ou desempregado, ou com o salário achatado", diz o vendedor de balas Waldecir Gonçalves Pereira, de 21 anos, casado, três filhos, morador de Campo Grande (zona oeste) (O Dia).