Desde o início deste ano, a caderneta de poupança registrou uma perda de Cr$504,5 bilhões e, no fim de maio, o seu saldo alcançou os Cr$855 bilhões, de acordo com os últimos dados do Banco Central. Desde o Plano Collor, quando o poupador teve parte de seu dinheiro bloqueado pelo governo, este mês de junho deverá ser o primeiro em que as cadernetas voltam a registrar uma captação positiva. Ou seja, em que os depósitos voltam a superar os saques em contas. As estimativas da ABECIP (Associação Brasileira das Empresas de Crédito Imobiliário e Poupança) são de que a captação da poupança, este mês, deverá ficar positiva em 0,5% em relação ao saldo, o que significa que os depósitos deverão superar as retiradas em Cr$4,275 bilhões (O Globo).