EMPRESÁRIOS VÃO PARTICIPAR DAS NEGOCIAÇÕES NO GATT

Os empresários brasileiros, pela primeira vez, terão participação direta nas discussões sobre a liberalização do comércio de serviços no âmbito do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT). Segundo as informações, a idéia do governo Collor, dentro da meta de "abrir fronteiras" como forma de também ganhar maior participação externa, e a de que o empresariado esteja representado nas negociações finais da Rodada Uruguai, marcadas para julho, em Genebra (Suíça), quando estarão em discussão as normas que vão reger as relações comerciais entre os cerca de 90 países membros daí para frente. Para assegurar a entrada dos produtos brasileiros lá fora-- as exportações representam um pouco menos de 10% do PIB (Produto Interno Bruto)--, o governo que deixar totalmente livre o ingresso do capital estrangeiro no setor de serviços, que aqui responde por cerca de 60% do PIB, englobando informática, bancos, seguros, consultoria, publicidade, transportes, turismo, entre outros segmentos (JB).