MORTES DOS YANOMANIS CONTINUA

Após 166 dias do início da operação de retirada dos garimpeiros da reserva Yanomani, em Roraima e no Amazonas, a situação dos índios piorou e as mortes continuam por problemas de saúde. Em abril e maio, houve uma média de 130 internações na Casa do Índio, alojamento de trânsito transformado em hospital mantido pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio) em Boa Vista (RR). Segundo o médico Oneron Pithan, houve uma média semanal de dois óbitos de Yanomanis em maio. Esses são os números conhecidos-- muitos índios adoecem e morrem na floresta sem que se saiba, pois os Yanomanis não falam de seus mortos (FSP).