Até 30 de outubro de 1992, os brasileiros poderão importar qualquer produto do exterior, sujeitando-se apenas ao pagamento das alíquotas, que vão oscilar de 5% a 40%. Segundo o secretário-adjunto do Ministério da Economia, João Cunha, a liberalização das importações será o principal instrumento de política industrial do governo, depois de quatro décadas em que vigoraram restrições à entrada de produtos estrangeiros no país. De acordo com o secretário-adjunto, a abertura da economia ao mercado externo se dará em várias etapas. Na primeira, a partir de 1o. de julho próximo, será extinto o limite de importação das empresas e serão reduzidas as alíquotas dos bens de capital e de produção. Em 1o. de janeiro do ano que vem, será permitida a entrada de 59 produtos de informática, setor onde todas as restrições estarão suspensas, de acordo com o projeto do governo, já no final de 1991 (JB).