Ao lado dos preparativos oficiais para a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento que ocorrerá no Brasil, em junho de 1992, um outro setor está se movimentando para encontrar um meio efetivo de participar da Conferência, e de influenciar as decisões dos governos e de organizar um-- ou mais-- mega-eventos paralelos ao oficial. No Brasil tal setor é constituído pelas instituições ambientalistas e de defesa dos direitos humanos que se autodenominam Organizações Não- Governamentais (ONGs). No exterior, mais especificamente na terminologia da ONU (Organização das Nações Unidas) e das instituições a ela relacionadas, tal segmento é batizado de Setor Independente. No último dia 18, 35 entidades ambientalistas e de direitos humanos brasileiras reuniram-se em São Paulo e constituíram o primeiro fórum das ONGs no país. Foi eleito um comitê nacional provisório, que agrupa nove organizações e que começará a desencadear ações para que as ONGs possam participar da Conferência oficial. Começará a trabalhar, também, na organização de eventos paralelos. As ONGs brasileiras se reunirão novamente em julho no Rio de Janeiro e em setembro em Brasília (GM).