COLLOR REINAUGURA OBRAS DE XINGÓ

O presidente Fernando Collor condenou ontem as críticas da oposição ao seu governo, em discurso no canteiro de obras da usina hidrelétrica de Xingó (na divisa de Alagoas e Sergipe). "O povo brasileiro elegeu não somente a figura do candidato, mas um programa de governo", afirmou. Ele criticou "aqueles que queiram aplicar um outro programa de governo que não seja este", e referiu-se ao "programa derrotado, o programa do atraso, que não levaria o Brasil a canto nenhum". Collor foi a Xingó anunciar a liberação dos US$2,5 bilhões que faltam para concluir a hidrelétrica. Os funcionários da CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), em greve há 14 dias, organizaram-se em comitivas para protestar contra as demissões no serviço público. A dois quilômetros do palanque, um batalhão de soldados da Polícia Militar de Alagoas e do Exército impediu o acesso dos manifestantes ao canteiro de Xingó. Soldados da PM recolheram com violência todas as faixas de grevistas que conseguiram furar o bloqueio (FSP).