GOVERNO DEVERÁ PRIVATIZAR UM NÚMERO MENOR DE ESTATAIS

O governo deverá privatizar um número menor de estatais este ano do que previa inicialmente. Em vez de 11 serão quatro, no máximo seis, as empresas vendidas. Entretanto, segundo o governo, a arrecadação superará os US$3 bilhões estimados. Só com a venda da USIMINAS e Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST) poderão ser arrecadados US$5 bilhões. A informação é do presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Eduardo Modiano, que esteve reunido com o presidente da BVRJ (Bolsa de Valores do Rio de Janeiro), Francisco Souza Dantas, de quem recebeu sugestões para a privatização. Modiano disse que as Bolsas serão o principal instrumento de venda das estatais-- distribuirão o capital das empresas para pequenos investidores, via pulverização das ações, colaborarão na formação de preços dos papéis e farão leilões ou distribuição a preço fixo quando o capital da estatal for vendido para os próprios funcionários da empresa privatizada (FSP).