O presidente Fernando Collor quer que o governo auxilie as cidades nordestinas assoladas pela seca, mas exigirá "que cada centavo seja aplicado na produção". Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional da Presidência de República, Egberto Batista, a área econômica do governo está analisando um esboço do programa de emergência. As principais medidas estudadas pelo governo são: -- abastecimento de água com caminhões-pipas e motobombas; -- distribuição de alimentos à população mais atingida; =-- determinar os locais onde é possível O replantio e distribuir sementes de feijão, milho, arroz, sorgo e algodão; -- formação de estoques de ração animal; -- renegociação dos financiamentos agrícolas dos produtores atingidos; =-- antecipação das receitas dos Fundos de Participação dos estados (FPE) e dos Municípios (FPM); -- liberação dos recursos dos programas Padre Cícero e São Vicente, dos saldos do FINOR (Fundo de Investimento do Nordeste) e dos Cr$6,3 bilhões do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, retidos pelo governo federal; =-- ampliar O crédito do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste às cooperativas de pequenos produtores, microempresas, atividades artesanais e projetos de mineração na região, além de financiar o custeio de safras regionais importantes, como a de caju (JB).