ORESTES QUÉRCIA LANÇA PROGRAMA DE APOIO AO DESEMPREGADO

Um mês depois de lançar um programa de apoio às empresas paulistas contra a recessão provocada pelo Plano Collor, o governador Orestes Quércia (PMDB) apresentou ontem seu plano de apoio ao desempregado. O plano consiste na liberação das catracas de ônibus, trens e metrôs e uma moratória de seis meses nas contas de água e luz para quem foi demitido depois de 1o. de abril. O trabalhador demitido só terá de exibir sua carteira profissional com o registro da demissão. No caso das contas de água e luz, será necessário que o desempregado seja o chefe da família. Para evitar abusos, as contas de água não poderão apresentar um consumo acima de 10 metros cúbicos, e as de energia elétrica de 150 kw no mês. O pagamento, parcelado, será feito a partir de novembro, sem juros nem correção. Para utilizar o transporte gratuito, o desempregado receberá um passe, ou cartão magnético, no caso do metrô, com três meses de validade, renovável. Os custos do plano ainda não foram definidos. Nos últimos dois meses, estima-se que aproximadamente 90 mil trabalhadores foram demitidos em todo o estado (JB).