YANOMANIS ATACADOS POR VÁRIAS DOENÇAS

Com a paralisação, motivada pela chuva, da destruição das pistas clandestinas construídas nas áreas dos Yanomanis, em Roraima, pelos garimpeiros, equipes médicas da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) e do Grupo Ação pela Cidadania constataram que é de calamidade a situação dos índios, atacados por malária, tuberculose, pneumonia e doenças venéreas. Os médicos do Grupo Ação pela Cidadania atenderam 225 dos 246 índios do posto da FUNAI na área indígena Paapiú. Dos 166 casos de malária, 63% eram do tipo "falciparum", o mais mortal. Há ainda casos de anemia, infecção respiratória, desnutrição e cárie dentária (JB).