COLLOR QUE NEGOCIAR COM O CONGRESSO AS PERDAS SALARIAIS

O presidente Fernando Collor de Mello recomendou que o governo negocie com o Congresso Nacional e os sindicatos a reposição de perdas salariais anteriores ao plano ecnômico. A informação foi dada ontem pelo líder do PFL na Câmara, Ricardo Fiuza. Collor tomou a decisão depois de receber estudo feito pelo Ministério da Economia. Ele determinou que em troca da reposição os líderes do governo devem conseguir a aprovação da lei de livre negociação salarial. Collor rejeitou qualquer política de reajuste automático. Ela, em sua avaliação, obrigaria o governo a promover uma brutal recessão econômica. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Mário Amato, disse que os empresários reconhecem uma perda salarial de 15%. Amato participou com o governador Orestes Quércia de reunião em que foi anunciada a suspensão temporária da cobrança de água, luz e passagens de ônibus e trens urbanos aos desempregados (O ESP).