GOVERNO QUER VOLTA DO EFEITO SUSPENSIVO

O governo pretende propor novamente ao Congresso Nacional a criação do efeito suspensivo, pelo qual o TST (Tribunal Superior do Trabalho) ganha poder para adiar reajustes de salário determinados por tribunais regionais. Esse é um dos principais pontos das minutas de projetos de lei elaboradas nos Ministérios da Economia e da Justiça para regulamentar o que o governo entende como livre negociação salarial. Para incentivar a negociação, o governo dificulta e retarda o início dos dissídios coletivos na Justiça do Trabalho. "Essas idéias serão submetidas às lideranças sindicais, empresariais e políticas, para serem negociadas ao extremo", prometeu o secretário especial de Política Econômica do Ministério da Economia, Antônio Kandir (FSP).