O BIS (Banco de Compensações Internacionais) concluiu em seu relatório anual, divulgado ontem na Basiléia (Suíça), que não há a menor possibilidade de os bancos comerciais recuperarem integralmente o principal e juros concedidos a países como Brasil e Argentina. Depois de assembléia com a participação dos presidentes dos principais bancos centrais do mundo, o BIS constatou que o acúmulo crescente de atrasos nos pagamentos de juros por parte desses países já não é acompanhado do mesmo descrédito de antes. Atualmente, o não-pagamento de juros vencidos da dívida externa não é mais obstáculo à conclusão de acordos entre bancos credores e países devedores. Segundo o BIS, os bancos se conformam em não receber seus créditos, mas também não vão conceder mais dinheiro novo necessário à recuperação dos países endividados (O ESP).