A OMS (Organização Mundial de Saúde) informou ontem que a transmissão do vírus da AIDS por heterossexuais tornou-se a principal forma de propagação da doença em muitos países da América Latina e do Caribe. Segundo o órgão, o maior número de bebês infectados reflete essa mudança, que transformou a região em única do mundo a ser incluída simultaneamente em duas categorias. A partir de agora, esses países estão classificados tanto no grupo que reúne locais onde a AIDS afeta principalmente consumidores de drogas injetáveis, homossexuais e bissexuais do sexo masculino, quanto no dos países da África Negra, nos quais predomina a transmissão heterossexual. No primeiro grupo estão incluídos EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e países da Europa Ocidental. O Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, estaria no primeiro grupo (O Globo).