A Federação dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação do Estado de São Paulo pediu a instauração de dissídio coletivo para 50 mil trabalhadores das usinas de açúcar que reivindicam reposição salarial de 166,89%. Com data-base em maio, eles não aceitaram a antecipação de 15% proposta pelas usinas. Segundo a federação, mais de 23 mil trabalhadores estão em greve em 12 usinas (FSP).