CHEGA AO BRASIL NOVO TRATAMENTO PARA HEMOFILIA

Chega ao Brasil em agosto próximo um novo fator sanguíneo para o tratamento da hemofilia clássica ("tipo A"). O produto chamado "Monoclate" é o primeiro de uma nova geração de concentrados de fator 8-- uma das proteínas responsáveis pela coagulação sanguínea-- obtido por processo biotecnológico. A Rorer do Brasil é o laboratório que lança o produto. O "Monoclate" foi aprovado em 1988 pelo FDA, órgão norte-americano que regulamenta a comercialização de remédios e alimentos no país. A maior preocupação em relação a produtos para o tratamento da hemofilia diz respeito à contaminação dos pacientes com doenças cujos agentes estão presentes no sangue humano. A sífilis, a hepatite e a AIDS são algumas delas. Segundo Isaac Altikes, gerente médico da Rorer do Brasil, o produto será "totalmente" fabricado nos EUA. "No Brasil, só colocaremos rótulos e embalagem. Não haverá manipulação", afirma. A hemofilia é uma doença genética ligada ao sexo. Hoje, são conhecidos cerca de sete mil hemofílicos em todo o Brasil. Se aplicada uma proporção teórica de que existe um hemofílico para cada cerca de 10 mil habitantes o país deve contar com 14 mil portadores da doença. Existem centros de tratamento para a hemofilia nos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Bahia (FSP).