METALÚRGICOS AMEAÇAM PARAR DIA 11

O "Grupo 19" da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) ofereceu ontem aos cerca de 700 mil metalúrgicos da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo uma antecipação salarial de 11,42%, resultado da inflação de 3,29% apurada pela FIPE em abril mais os 7,87% do IPC de maio. Os metalúrgicos da CUT, num total de 400 mil de 11 sindicatos do ABC e do interior, devem decretar greve já a partir do próximo dia 11. Os trabalhadores deram por encerradas ontem as negociações e é provável que recorram a dissídio judicial na próxima semana. A FIESP endureceu sua posição ontem. O índice foi o único considerado aceitável pelos empresários sem a autorização de repasse aos preços. Sabia-se que a proposta seria insatisfatória mas os próprios sindicalistas trabalhavam com a possibilidade de uma oferta em torno de 20%, o que já provocaria greves. A categoria ficou sem reajuste na data- base, em 1o. de abril, em razão da edição do Plano Collor (O ESP) (FSP).