O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) deverá emprestar ao Brasil este ano US$1 bilhão, sendo que de US$300 milhões a US$500 milhões serão destinados a financiar o programa social de emergência do governo federal. A afirmação foi feita ontem pelo presidente do BID, Enrique Iglesias, durante palestra na sede do BANESPA, em São Paulo. Segundo ele, o programa social de emergência está sendo negociado junto ao governo federal para financiar pequenas obras este ano, de forma a gerar emprego para pessoas de baixa renda, tendo como objetivo minorar o problema de desemprego ocasionado por planos de estabilização econômica (como o Plano Collor). O presidente do BID informou também que o banco planeja injetar recursos para financiar a aquisição de empresas estatais (FSP) (GM).