ZÉLIA ADMITE A EXISTÊNCIA DE PERDAS SALARIAIS

A ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, admitiu ontem a existência de perdas salariais em decorrência do Plano Collor, segundo sindicalistas que participaram de reunião no Ministério da Justiça com a ministra e líderes empresariais. Zélia propôs a criação de uma comissão tripartite para discutir a reposição dessas perdas, a livre negociação salarial, demissões e uma nova regra salarial. As lideranças empresariais e sindicais se comprometeram a levar a proposta às entidades e dar uma resposta. O presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Jair Meneghelli, presente à reunião, disse que tem duas condições para participar da comissão tripartite: fim das demissões nos setores público e privado e o cumprimento da Constituição pelo governo na edição de seus atos. A ministra disse que não poderia acatar a reivindicação. Segundo ela, o governo não pode abrir mão das demissões de funcionários públicos porque a medida faz parte do programa do presidente Fernando Collor. Estiveram presentes à reunião o ministro da Justiça, Bernardo Cabral, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Luiz Antônio Medeiros, o representante da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Francini, e o empresário ligado ao PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais), Emerson Kapaz (FSP).