COLLOR DISCURSA NA ASSEMBLÉIA DA OEA

Em seu discurso ontem, na abertura da 20a. Assembléia da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Assunção (Paraguai), o presidente Fernando Collor defendeu um maior entendimento dos países latino-americanos com países de outros continentes. "Como se já não bastasse a magnitude dos desafios que temos que enfrentar em nossas relações intra-hemisféricas, as impressionantes mudanças que estão ocorrendo no panorama internacional nos obrigam ainda a refletir sobre o futuro do sistema interamericano em outra dimensão de análise: o de suas relações extra-hemisféricas", disse. Outros presidentes presentes, como Carlos Menem, da Argentina, e Luis Alberto Lacalle, do Uruguai, enfatizaram a integração latino-americana. Collor citou ainda a "modernização" como um desafio a ser cumprido pelos países em desenvolvimento. "Acreditamos que a integração é passo essencial para modernizar nossas economias e para ajustar seu potencial competitivo às novas configurações econômicas que despontam no cenário internacional", disse. A assembléia da OEA termina no próximo dia oito, e reúne 32 países (FSP).