EUA PEDEM QUE EMFA COMBATA O NARCOTRÁFICO

O governo norte-americano quer que as Forças Armadas brasileiras se engajem de maneira decisiva no combate ao narcotráfico. A informação foi dada no último dia 22 pelo chefe da divisão de planejamento da Frota do Atlântico da Marinha dos EUA, capital William T. Shiffer, e reforçada ontem, em Washington, por oficiais do Pentágono (sede do Departamento de Defesa dos EUA). Há pelo menos três meses e meio que militares dos dois países vêm mantendo contatos de alto nível sobre o assunto. No final de fevereiro, o próprio Shiffer recebeu o então vice-chefe do EMFA (Estado- Maior das Forças Armadas), o general-de-divisão Romero Lepesquer. A participação das Forças Armadas brasileiras no combate ao narcotráfico, no entanto, é vista com reservas pelos próprios militares que, afirmam, ser o combate a traficante de tóxicos caso de polícia, não de emprego de força militar (FSP).