CHICO MENDES É PREMIADO PELA ONU

O líder seringueiro e ecologista Chico Mendes foi escolhido ontem, na Cidade do México, como ganhador do Prêmio Internacional de Meio Ambiente de 1990, da Fundação Sasakawa. É o primeiro brasileiro a ganhar o prêmio-- no valor de US$200 mil--, que é administrado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Chico Mendes foi assassinado em dezembro de 1988, em Xapuri (AC). Outros seis brasileiros ganharão, hoje, também da ONU, outro prêmio ambiental, o Global 500: a antropóloga Mary Zanoni Allegretti, o deputado federal Fábio Feldmann (PSDB/SP), os ecologistas Ivan Fonseca e Roberto Klein, o cientista e padre Raulino Reitz, e o chefe da tribo Caiapó, Paulinho Paiakan (FSP) (O Globo).