GOVERNO ESPERA ECONOMIZAR CERCA DE US$31 BILHÕES

O governo espera economizar neste ano cerca de US$31 bilhões (Cr$1,7 trilhão, pelo câmbio flutuante) no pagamento de juros de títulos públicos que circulam no mercado financeiro e que compõem a dívida interna federal. Esse é o principal resultado do Plano Collor apresentado ontem, em Brasília, pela ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello. No mês de maio, por exemplo, o governo gastou Cr$67,5 bilhões para pagar os juros e correção monetária dos títulos vencidos naquele mês. Segundo a ministra, se as regras não tivessem sido mudadas com o Plano Collor, esta despesa seria de Cr$628 bilhões. A economia de aproximadamente Cr$560 bilhões foi resultado, principalmente, da substituição gradual das LFTs (Letras Financeiras do Tesouro) por BTNs (Bônus do Tesouro Nacional). As LFTs remuneravam o investidor de acordo com as taxas do "overnight" e tinham prazo máximo de vencimento de 90 dias, enquanto o BTN tem rendimento próximo ao da poupança e prazos mais longos. Com isso, parte do estoque da dívida vencerá somente em setembro de 1991. Os juros a serem pagos este ano, que estavam estimados em 11% do PIB (Produto Interno Bruto), foram reduzidos para algo em torno de 2% do PIB. A ministra informou também que o caixa do Tesouro Nacional, que nos dois primeiros meses do ano apresentou um déficit de Cr$24,56 bilhões, inverteu essa posição para um superávit de Cr$317,3 bilhões no período março-maio (JB) (GM).