Os 35 mil trabalhadores da indústria calçadista de Franca (SP) terão 44% de reajuste, sendo 20% retroativos a maio e 20% em junho, conforme acordo negociado com o sindicato patronal e aprovado ontem em assembléia que reuniu cinco mil sapateiros. Foi o maior percentual obtido até agora em negociação coletiva no setor industrial privado. O presidente do Sindicato dos Sapateiros, Jorge Luís Martins, considera "até uma ironia" a negociação, ao lembrar que até o início do mês, 16% da categoria estava com 20% de redução salarial. "Houve uma mudança tão grande e tão rápida que, em vez da redução, passamos a negociar a reposição salarial", afirma (FSP).