A General Motors anunciou ontem uma antecipação salarial de 20% aos seus 23 mil empregados, a vigorar a partir de 1o. de junho. Foi a segunda montadora a corrigir os salários, depois da tentativa do setor de reduzi- los em 20%. No último dia 25, a Mercedes-Benz concedeu um reajuste de 3,29% e um abono de emergência de 20% para seus 19.500 funcionários. Foi muito pouco, reagiu o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul (SP), onde se localiza uma das fábricas da GM. Segundo ele, a empresa tentou "jogar um balde de água fria" nos trabalhadores que programavam greve a partir do dia seis, reivindicando uma equiparação de 18% com a Autolatina ("holding" da Ford e Volkswagen) e a reposição dos IPCs (Índices de Preço ao Consumidor) de março e abril (166,89%) (FSP).