O presidente Fernando Collor anunciou ontem, em Rondônia, a implantação de um "novo modelo de reforma agrária no Brasil baseado na agricultura de subsistência, com proteção ao meio ambiente, meios de escoamento da produção rural e preço justo ao produtor". Collor visitou o Projeto Cujubim, um núcleo de colonização do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) naquele estado e determinou aos ministros da Agricultura, Antônio Cabrera, da Justiça, Bernardo Cabral, da Infra- estrutura, Ozires Silva, e da Saúde, Alceni Guerra, que "comecem a trabalhar duro, a partir de hoje, para a transformação deste projeto num projeto modelo para o Brasil". O ministro Antônio Cabrera disse que o governo "não está preocupado com supersafras, mas com safras que tenham seu devido escoamento e preço justo". O presidente não deu mais detalhes do "novo modelo de reforma agrária" (O ESP).