O secretário nacional de Ciência e Tecnologia, José Goldemberg, lançou ontem, em São Paulo, o Programa Nacional de Racionalização e Produção do Uso de Energia. Segundo ele, o consumo de energia no país cresce 5% ao ano, ao custo de US$5 bilhões em investimentos no setor. Com o programa, o governo pretende que o consumo cresça 4% no ano que vem. O programa prevê a modernização do parque industrial das empresas brasileiras para produção que gaste menos energia. O secretário disse que o governo vai formar comissões a partir da próxima semana, para definir a implementação do plano com representantes das indústrias. Goldemberg disse ainda que as empresas que se propuserem a fabricar produtos modernos que consumam menos energia vão ter crédito facilitado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) (FSP).