MINISTRO PARTICIPARÁ DE REUNIÃO NA MALÁSIA

O ministro das Relações Exteriores, Francisco Rezek, viaja esta semana para participar, do dia primeiro ao dia três de junho, em Kuala Lumpur (Malásia), do primeiro encontro de cúpula do Grupo dos 15, integrado por países em desenvolvimento. O objetivo do Grupo, criado em setembro de 1989, é rearticular posições desses países-- principalmente em torno de questões como desenvolvimento e dívida externa--, hoje sem um canal organizado. A agenda do encontro prevê discussões sobre meio ambiente, dívida externa, projetos conjuntos em ciência e tecnologia e criação de um banco de desenvolvimento. O Grupo dos 15 é composto pelos seguintes países: Brasil, Argentina, Argélia, Indonésia, Venezuela, Índia, Peru, Zimbabue, Iugoslávia, Malásia, Senegal, México, Nigéria, Egito e Jamaica (O Globo).