A maioria da população do Grande Rio não pretende fazer depósitos em caderneta de poupança, e basicamente por temer um novo bloqueio do dinheiro. Pesquisa realizada no último dia 24, pelo Instituto de Pesquisa Gerp, revela que 62,1% de 500 consultados não depositariam o dinheiro que tivessem disponível hoje, e destes, 39,1% (ou 24,3% de todos os consultados) apontam como motivo o medo de que o governo volte a bloquear o dinheiro. Em proporção um pouco menor-- 36,1% ou 22,4% da amostra total-- a causa apontada é a baixa rentabilidade da caderneta. Segundo a pesquisa, mesmo entre as classes "C" e "D/E", que presumivelmente tinham menos que NCz$50 mil em caderneta em 15 de março, e não tiveram assim seus cruzados novos bloqueados pelo Plano Collor, prevalece a rejeição à poupança: 61,7% dos consultados da classe "C" e 56,8% dos da classe "D/E" não pensam em fazer novos depósitos, enquanto os que ainda confiam na caderneta são 36% e 41%. Nas classes "A" e "B", mais atingidas pelas medidas, a proporção dos que não admitem aplicar na poupança é maior: respectivamente, 67,1% e 72,4%; enquanto a disposição de fazer depósitos é expressa por apenas 25,9% e 25,3% (O Globo).