Os metalúrgicos da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) ocuparam ontem a via Anchieta durante uma hora e 20 minutos em protesto contra a ameaça de dez mil demissões na Autolatina ("holding" da Ford e Volkswagen), segundo denúncia do Sindicato dos Metalúrgicos. Cerca de 20 mil pessoas participaram do protesto, que foi marcado por críticas ao governo e aos empresários. O sindicato reafirmou a proposta de ocupação de fábrica caso ocorram demissões e colocou os trabalhadores de sobreaviso para acampar na empresa a qualquer momento. "Estamos nos preparando para entrar numa guerra que pode acontecer", disse o presidente da entidade, Vicente Paulo da Silva. A` noite, a Autolatina divulgou nota oficial afirmando que está "operando com excesso de pessoal há dois meses", mas que "não tomou nenhuma decisão de demitir trabalhadores no futuro próximo, apesar da redução nas vendas que afetou fortemente a indústria automobilística desde o dia 16 de março" (FSP).