COMISSÃO APROVA LEI SALARIAL

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou ontem projeto de lei que estabelece uma nova política salarial e do salário-mínimo para o país. Ele servirá de base nos entendimentos em curso no Congresso Nacional sobre política salarial. Pelo projeto, os salários em geral e o salário-mínimo passariam a ter reajustes mensais com base no IPC (Índice de Preços ao Consumidor) do mês em curso. O projeto prevê o pagamento do IPC de março, abril e maio, estimado em 177% e subtraído dos salários pelo Plano Collor. O pagamento poderia ser feito através da conversão de cruzados novos para cruzeiros. O salário-mínimo teria aumentos reais de 3% ao mês. Pelo projeto, o salário-mínimo de 1o. de junho ficaria em cerca de Cr$8,7 mil, incluindo os ganhos reais de 3%. O reajuste vale para todos, independente da faixa salarial (FSP).