Uma equipe de cientistas do Instituto Pasteur (França) descobriu em dois filhotes de chimpanzés da África Equatorial um vírus muito parecido com o HIV-1, que provoca AIDS em seres humanos. Com essa descoberta, os cientistas obtiveram uma importante pista sobre a origem do vírus da AIDS, ainda não explicada totalmente pela ciência. Até então nenhum pesquisador havia encontrado "parentes" do HIV-1 capazes de contaminar animais. O único vírus identificado em animais até agora era o SIV, que provoca deficiência imunológica em macacos e é muito mais semelhante ao outro vírus da AIDS, o HIV-2. Devido a essa semelhança, cientistas especulam que esse vírus tenha sido transmitido a seres humanos por macacos sensíveis ao SIV (JB).