O diretor do Departamento de Estabelecimentos Penais (DEP) do Rio Grande do Sul, Sérgio Fortes, pediu demissão ontem do cargo denunciando a superlotação dos presídios-- há 7,4 mil presos para 5,9 mil vagas. Fortes não concordou com a decisão do governo gaúcho, que vai construir uma grande penitenciária para 320 presidiários de alta periculosidade. Ele defendia a construção de quatro presídios de porte médio, com capacidade para 240 presos cada, com o objetivo de desafogar as penitenciárias. O secretário de Justiça do estado, Luís Carlos Madeira, disse que serão necessários Cr$1,5 bilhão para resolver os problemas do sistema penitenciário do estado (JB).