O ministro do Trabalho e Previdência Social, Antônio Rogério Magri, anunciou ontem que no início da próxima semana o governo enviará medida provisória ao Congresso Nacional ou sugerirá projeto de lei dando o 13o. salário aos aposentados e fixando índice de correção dos benefícios para quem ganha mais de um salário-mínimo. Para quem recebe o salário- base da Previdência, a correção seguirá o reajuste dado ao salário- mínimo, que prevê aumento real (acima da inflação) de 5% em junho e 6,09% a cada dois meses, a partir de agosto. Magri anunciou, ainda, em encontro com sindicalistas em Niterói (RJ), a formação de um Conselho de Aposentados no Ministério. O ministro do Trabalho quer também que o governo estabeleça uma "política salarial provisória" como alternativa à livre negociação de salários entre empresários e trabalhadores. Magri entende que o momento é de recessão branda e que os trabalhadores não estão em um bom momento para enfrentar a livre negociação. Pela proposta do ministro, os salários de maio seriam reajustados pelos 3,29% da inflação da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) da USP (Universidade de São Paulo) (JB) (FSP).